segunda-feira, 23 de outubro de 2017

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida.
É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária.
Dados de 2011 mostram que o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo 533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos e 27.785 nascidos de meninas de 10 e 14 anos. Vale salientar ainda que cerca de 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.
A gravidez na adolescência pode ter diversas causas. Algumas meninas relatam, inclusive, que a gravidez foi desejada. Entretanto, independentemente das causas e desejos de cada adolescente, fato é que a gravidez precoce é um problema de saúde pública, uma vez que causa riscos à saúde da mãe do bebê e tem impacto socioeconômico, pois muitas das grávidas abandonam os estudos e apresentam maior dificuldade para conseguir emprego.
 A falta de informação está relacionada com o aumento das gravidezes na adolescência?
Apesar do que muitos pensam, os adolescentes dos dias atuais possuem, sim, conhecimento sobre a existência de métodos contraceptivos, uma vez que informações são fornecidas nas escolas, televisão e até mesmo pela internet. Entretanto, a maioria não sabe prevenir-se de forma adequada, não compreendendo o funcionamento de cada método, utilizando-o de maneira errônea ou, simplesmente, abandonando seu uso por questões pessoais.
Muitas mulheres afirmam não utilizar a camisinha por objeção do parceiro ou, ainda, por terem um relacionamento estável com um único homem e, por isso, não veem a necessidade do uso de métodos anticoncepcionais. Além disso, entre os adolescentes, é comum o pensamento de que uma gestação nunca aconteceria com eles. Esse pensamento imaturo também contribui para a não adesão de métodos contraceptivos.
É importante destacar que, apesar de ocorrer em diferentes grupos, a gravidez na adolescência está associada diretamente com baixa renda, baixa escolaridade e pouca perspectiva de futuro. Diversos estudos comprovam essa relação, inclusive dados governamentais.
 Quais problemas a gravidez na adolescência pode acarretar à mulher?
Muitas pessoas acreditam que o problema da gravidez na adolescência está exclusivamente no fato de muitas mães e pais nessa idade não apresentarem maturidade e renda suficiente para criar uma nova vida. Entretanto, o problema vai além dos fatores psicológicos e econômicos.
A mulher grávida precocemente pode apresentar sérios problemas durante a gestação, inclusive risco de morte. Entre os fatores biológicos que merecem destaque, podemos citar os riscos de prematuridade do bebê e baixo peso, morte pré-natal, anemia, aborto natural, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, risco de ruptura do colo do útero e depressão pós-parto.
Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas. Além da morte das mães, observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes com menos de 15 anos, quando comparadas com as mulheres com idade entre 25 e 29 anos
Apesar de todos os riscos, é fundamental informar que a maioria dos problemas decorrentes da gestação em mulheres muito jovens poderia ser evitada com um pré-natal eficiente. Entretanto, pesquisas descrevem que mulheres que engravidam muito novas geralmente tentam esconder a gravidez e simplesmente não realizam o pré-natal no momento adequado. Além disso, é comum a tentativa de interrupção da gestação, o que retarda ainda mais a procura por assistência médica especializada.

Por Ma. Vanessa dos Santos

16 comentários:

  1. Atenção galera do 8º A, deixe aqui seu comentário sobre o tema Gravidez na Adolescência.
    Atenção! somente o 8º A!
    Escreva um comentário de 5 linhas, click em comentar como, nome, escreva seu nome e em publicar.

    ResponderExcluir
  2. Bom!o problema de gravidez na adolescência e consequência de falta de informações e aconselhamentos que ajudem a jovem na prevenção da gravidez que trás consequência como, a morte da mãe em menor idade ou do bebê ou também o uso sem prescrição de remédios para o aborto isso tudo poderia ser tratado com conversa sobre a prevenção na escola Dos país...muitas das vezes jovens cometem aborto pois não tem condições para cuidar e surgi o abandono então com isso as pessoas preferem esconder o quanto podem dos país e só revelar quando não der mais para esconder assim além de tudo isso tem riscos de DSTs que se não se previnir trás consequência para a vida toda .

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto vemos que a maioria maioria das gravides ocorridas em grande do país é entre jovens de 15 a 19 anos.que acabam ignorando a existência de métodos contraceptivos ou simplesmente conhece-os mas não os adota.o fato é que a ex gravidez precoce é um problema de saúde pública uma vez que causa riscos à saúde da mãe ou a do Bebê, muitas abandonam os os estudos prejudicando a sua educação apresentando dificuldades para conseguir emprego.na maioria das vezes o parceiro não quer utilizar a camisinha e acaba que a mulher engravida e o homem a abandona deixando ela para criar aquela criança sozinha.quando não pode criar acaba abandonando em algum lugar.

    ResponderExcluir
  4. ocorrer de diversas formas:

    atividade sexual precoce e inconsequente;
    violência sexual;
    dificuldade no diálogo familiar, entre outros.
    Para evitar esse possível transtorno, é necessário existir confiança mútua no ambiente familiar, informações mais detalhadas sobre métodos contraceptivos, redução da ideologia impregnada da desvalorização do conceito sexual exposta às crianças, desmistificação de algumas ideias repassadas entre amigos e, acima de tudo, respeito e limite ao seu próprio tempo quanto ao início da atividade sexual.

    As etapas de qualquer gravidez, seja ela planejada ou não, exigem cuidados importantíssimos à saúde da mãe e bebê. Os riscos são maiores nas gestantes adolescentes, por isso, elas necessitam de assistência médica o quanto antes.

    ResponderExcluir
  5. A gravidez na adolescência entre os jovens está sendo muito comum na sociedade, os jovens de hoje estão se deixando levar pelo prazer momentâneo e esquecendo do problema que pode causar.
    É importante que você converse com seus pais, professores ou alguém que você confie. Alguns pais ao saber bota para fora de casa outros até aceitam. O pior é que alguns até deixam de estudar. Por isso é preciso o uso de preservativos, tanto evita uma gravidez indesejada, e uma DSTS.

    ResponderExcluir
  6. A gravidez na adolescência acontece muitas vezes pela imaturidade dos adolescentes em achar que a gravidez ou as DSTs não iram ou que não podem acontecer com eles.
    Quando uma menina de apenas 15 anos engravida ela apenas não está correndo risco de vida como a da vida daquela criança,E há tantas formas de se prevenir que na minha opinião so fica grávida agora quem quer.

    ResponderExcluir
  7. A gravidez na adolescência acontece por inúmeros motivos, e um deles, na maioria das vezes, é a falta de informação por partes dos jovens envolvidos. A educação e orientação sexual por parte dos pais, infelizmente ainda é um tabu, e essa falta de diálogo traz consequências bastante perturbadoras para ambos. Se essa conversa fosse encarada de forma natural, esses jovens não teriam que abandonar repentinamente a infância para encarar sem preparo a vida adulta e isso deixaria de ser um problema tão frequente no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. A gravidez na adolescência é um problema de saúde para adolescentes que tem filhos.
    Esse tipo de gestação costuma gerar riscos tanto para a vida da adolescente como para a vida da criança.
    A adolescência é uma fase de amadurecimento e elas não estão aproveitando esse tempo (tempo de amadurecer)
    A maioria não sabe se prevenir adequadamente,pois não sabe como é o funcionamento dos métodos.
    A gravidez na adolescência também está associada na forma de como os pais os educam.
    Além da gravidez na adolescência ser um grave problema social.
    A gravidez precoce é uma das coisas mais preocupantes do país

    ResponderExcluir
  9. Bom, O texto fala de um problema muito comum entre os jovens de hoje que é a gravidez na adolescência, muitos não sabem mas isso é perigoso e prejudicial a saúde.
    As adolescentes que engravidam, muitas vezes não querem falar para os pais por medo e por isso correm risco de grandes complicações por não fazerem seu Pré-Natal no momento adequado.
    A maioria das adolescentes não se previnem o que acaba iniciando a gravidez precoce, sem contar das doenças que podem ser transmitidas no momento do ato sexual.

    ResponderExcluir
  10. A gravidez na adolescência é muito comum mas au mesmo tempo perigosa pelo risco de pegar dsts doença sexualmente transmissíveis engravidar na adolescência e tanão um risco como uma coisa ruim porque adolescentes não tem responsabilidade como os adultos engravidar na adolescência não é bom

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A Gravidez na adolescência é um problema que vem crescendo mais e mais. vários jovens não usam preservativos por falta de conhecimento muitas vezes acontecem em festas que não usam nem um tipo de preservativos e além de poder gerar um filho pode contrair doenças sexualmente transmissíveis que são chamadas de DSTS. A jovem adolescente não está com o corpo preparado para gerar um bebê então pode pôr em risco a vida dá criança e dá jovem.

    ResponderExcluir
  14. A gravidez na adolescência, acontece muito hoje em dia, pois na maioria das vezes essas pessoas não usam preservativo, e a maioria dos adolescentes não tem maturidade nem responsabilidade pra cuidar de uma criança!
    E além de não usarem preservativo acabam correndo um grande risco de pegar uma DST.

    ResponderExcluir