sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DISCURSO DO PROFESSOR MOISÉS NA FORMATURA DO 9º ANO - 2009


Ilma. Senhora Regislane, diretora da escola, colegas professores, funcionários, convidados e principalmente os formandos, boa noite.

É com muita alegria que nos reunimos nesta noite para festejar a tão sonhada conquista da formatura destes jovens. Num cenário social onde a globalização econômica, a introdução acelerada de novas tecnologias passam a exigir aprendizagens imprescindíveis para o desenvolvimento e a melhoria da vida da população, hoje marcada por elevados níveis de pobreza, verifica-se que poucos cidadãos são contemplados com a possibilidade de estudar e concluir seus estudos com qualidade. Nesse sentido vocês são privilegiados e vitoriosos, pois conseguiram superar os desafios que lhes foram impostos durante essa trajetória, permeada por inúmeros percalços, mas que habilmente conseguiram superá-los.

Historicamente no Brasil a educação não é prioridade e os investimentos destinados à mesma ainda não ocupam parcela significativa no orçamento da União, dificultando melhores condições de trabalho e a produção do conhecimento, o que compromete a construção do cidadão participativo, autêntico, autônomo, crítico, consciente do seu papel na sociedade. Reconhecer a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes que proclamaram uma educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o desenvolvimento do nosso país.

Nesse contexto, os profissionais de educação, em especial os pedagogos têm papel essencial, pois somos responsáveis pelas sementes do amanhã, que poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistaram a verdadeira democracia. Segundo Paulo Freire “A democracia é, como o saber, uma conquista de todos. Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformadas”.

Transportando para vocês esse pensamento de Paulo Freire, podemos dizer que o papel de cada um deve ser conquistado a cada dia, com esforço, dedicação, busca constante pelo sucesso e com o mais importante: confiança em vocês mesmo.

Certamente sabemos que o diploma, o cruzar a linha de chegada gera momentos de efetivo bem-estar, mas acreditamos que este é apenas o começo de uma longa estrada a ser percorrida, com um bom aproveito no Ensino Médio e posteriormente um curso superior, que certamente conseguirão, haja vista que se trata de uma turma de vencedores. Dificuldades aparecerão, mas serão transpostas “Litterarum radices amarae, fructus dulces”.(Aprende chorando e rirás ganhando)

Encontrar é verbo transitivo, que no cotidiano, queríamos definitivo. Para a vida nascemos de um encontro, e de incontáveis encontros e vivencias, levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ver, ser e viver.

Com certeza, temos muito para recordar de nosso tempo de escola e muitas pessoas especiais guardadas no coração. Nesse momento, que também é marcado pela saudade fica como tesouro, as aulas, os passeios, a partilha dos sonhos, os gestos encorajadores, a torcida, o companheirismo... E sobretudo a mensagem de que devemos ter “fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será”.

Portanto meus caros formandos é com inegável sensação de orgulho que me sinto homenageado por essa turma de 2009, visto que entre vocês estão meus primeiros alunos desde que comecei a lecionar na 4ª série e também por ter me identificado positivamente com os demais. Só tenho a agradecer a lembrança do meu nome e dizer que situações como esta, são, para mim como uma injeção de ânimo na luta por um ensino de qualidade. Tenho plena convicção que vocês serão vencedores mais do que hoje. Remember our English class I’m feeling very well today and you are in my heart forever. Thanks for being together in recent years.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário