segunda-feira, 23 de outubro de 2017

BULLYING

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

25 comentários:

  1. Caros alunos, leiam com atenção o texto acima e deixem aqui sua opinião sobre o assunto. (5 linhas).

    ResponderExcluir
  2. Escrevam o comentário, selecione o perfil nome, coloque o capcha e clique em publicar.

    ResponderExcluir
  3. O caso do Bullying ele ocorre em todos os cantos, mas principalmente nas escolas, por ser um âmbito de convivência, onde as pessoas devem respeitar os outros, e também ser respeitados. Não só com os alunos, mas também com os funcionários da escola, ninguém merece passar por um caso desses, deve ser constrangedor,ser xingado, ser maltratado, ser provocado, e também passar por ameaças. Quando isso ocorre a Vítima deve procurar um adulto de sua confiança e lhe contar tudo o que está acontecendo, para não acontecer uma coisa mais grave. O mundo precisa de pessoas boas, e honestas. Todos juntos contra o Bullying.

    ResponderExcluir
  4. O Bullying é um ato frequente, que acontece todos dias em todos os lugares, especialmente em escolas. Os alunos sofrem muitas agressões, não só físicas, mais também verbalmente. Bullying não é brincadeira, muitas vezes você pode tá falando "coisas" pensando que é brincadeiras, mais a pessoa em que você está se referindo, talvez não leve na brincadeira. Muitas vezes o bullying em escolas pode se tornar torturante para os alunos, a ponto de eles não quererem ir para escola.E se você sofre Bullying, o melhor a se fazer é falar com alguém que possa lhe ajudar! Diga não ao Bullying!

    ResponderExcluir
  5. O bullying e um fato frequente que acontece em escola sendo elas particular ou publica que na minha opinião não era pra existir em local nenhum acontece em casa e em todos os lugares sabendo que isso e errado ninguém era pra fazer isso ou sofre isso como o bullying não e só agressão física mais sim verbal e ate mesmo física o bullying para os que praticam e como brincadeira so que essa brincadeira machuca muito a pessoa que sofre. Muitas vezes a pessoa que sofre o bullying chega a tira vida da pessoa que faz isso com ela como por exemplo aquele aluno que passou na televisão que levou a arma do pai e tirou a vida de 2 alunos ainda . isso jamais era pra acontece . agora já pensou se niguem mais praticasse o bulying como seria ótimo. Então para finalizar quero pedi a todos que não pratique o bullying e se você ver alguém praticando diga a ela que isso e errado então todos contra o bullying

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Carlos! O caso daqueles alunos foi triste. Muito bom seu comentário!

      Excluir
  6. O bullying traz prejuizos ao psicológico do(a) criança/adolescente pois é nessa fase q o emcional mais carece e a criança/adolescente tende a ficar mais vulneral ao agressor...isso infelizmente vem sendo menos discultido, q na opinião era para ser tratado da mesma forma do racismo e da intolerãncia religiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Davi! A discussão ainda é pouca. Muito bom comentário.

      Excluir
  7. kjfjkfdnmjsdjdkmklvdlkfdklfl

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Realmente o texto é bem realista , retrata tudo oq é feito no bullyng , oq é. O bullyng é um ato rotineiro das escolas que deve ser cada vez mais combatido. Atos de bullyng geram transtornos mentais e principalmente em quem mais é afetado que são as crianças e adolescentes, que o combate a essa prática do bullyng possa ser intensificada e assim , acabar com ele

    ResponderExcluir
  10. gostei muito foi interessante

    ResponderExcluir
  11. O bullying é um problema Mundial podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interagem tais como escola faculdade/ universidade,família mais pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhece o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas mínimas ou inexistente. Então exclusivo no Bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

    ResponderExcluir
  12. O Bullying é um fato que acontece todos os dias e principalmente nas escolas.As pessoas sofrem tanto verbalmente como físicas.O Bullying é um caso muito sério,porque a maioria das pessoas fazem esse tipo de brincadeira,pensando que seu amigo ou amiga não vão ficar tristes...
    Muitas vezes a gente não sofrem Bullying por que a gente queira,pois a maioria das pessoas hoje não tem respeito a ninguém.
    Na maioria das escolas á alunos que praticam o Bullying contra funcionarios e seus próprios colegas de classe.Os alunos que sofrem com essa situação,na maioria das vezes deixam de frequentar a escola.Quando o esse tipo de situação acontece,a vítima procura uma pessoa de total confiança para que não aconteça outra vez pra não ficar mais grave...
    O Brasil precisa de pessoas honestas e não de pessoas más.
    VAMOS TODOS CONTRA O BULLYING!!!

    ResponderExcluir
  13. O BULLYING vem se releptindo cada vês mais principalmente nas escolas devido ou o geitô de ser de algum aluno ou até mesmo professor ou também pode ser ocasionado pelas características físicas uma das principais características que levam a pessoa a sofrer BULLYING e o fato
    dé algumas pessoas serem mais obesos ou magros.O BULLYING chega a ser mais violento no caso dos meninos que podem ocorrer caso de espancamentos diários e de xingamentos muito ofensivo.As meninas dificilmente pode ocorrer casos de espancamentos as agressões que algumas meninas praticam e verbalmente.Em algumas situações pode até acontecer da vítima querer se vingar ou com briga ou até com vingança de morte

    ResponderExcluir
  14. Vai ter algumas palavras que saíram erradas mais foi o tradutor

    ResponderExcluir
  15. O bullying acontece en todos os lugares por exemplo no colegio,faculdades,em casa ou locais de trabalho ele é praticado de forma verbal ou física por xingar e agredir fisicamente várias pessoas fazem este asse ato tão feio e quem o sofre passa por vários problema como a depressão essas pessoas quando sofrem bullying elas ficam reprimidas sem querer falar com ninguém e se confinam ao propio isolamento,ou essa pessoa pode começar a ter um comportamento agressivo. Por isso vamos nos concientizar quem faz vamos parar por que isso pode tanto acarretar problema para quem sofre como para quem pratica futuramente

    ResponderExcluir
  16. É verdade eu já sofri muitas vezes o bullying já fui maltrato zombado e entre outras,mas eu descobri uma fórmula de como me livrar do bullying e essa fórmula foi ignorar e sair de perto, por que o bullying é um fato bastante frequente em todos os lugares e inclusive no meio estudantil. Situação grave que merece muita atenção ,pois é um local onde ocorre muita prática de bullying e onde se encontra várias vítimas como jovens e adolescente. O bullying pode ter consequências sérias podendo deixar a vítima sem coragem de ir a escola ou até levar a vítima a cometer suicídio, pois esse problema só pode ser resolvido quando for tártaro como uma causa de todos. Juntos pela paz, todos contra o bullying.

    ResponderExcluir
  17. O bullying é praticado na maioria das vezes por pessoas que querem chamar a atenção e se sentir superior,por isso,acabam agredindo as outras pessoas, tanto verbal quanto fisicamente.Os agressores sempre escolhem pessoas mais fracas e que geralmente são diferentes dos demais.As pessoas que presenciam, costumam não se envolver com medo de se tornar uma nova vítima,e outras até apoiam o agressor e o atiçam.As vítimas,ficam muito intimidadas, com vergonha e preferem não contar para ninguém, mas isso só piora a situação.Essas pessoas que são agredidas,podem criar sentimentos ruins dentro de si,e mais tarde, vir a prejudicar outras pessoas.
    A melhor forma de combater o bullying é sempre procurar ajuda, se sentir confiante e não deixar essas brincadeiras de mal gosto o abalar.

    ResponderExcluir
  18. O BULLYING é um ato prejudicial, que só vem crescendo durante os últimos anos, onde a maior área de destaque nas escolas. Apesar de numero crescente de vitimas e de agressores, existem vários movimentos de conscientização ao redor do mundo que buscam informar as sociedade o quanto o ato do BULLYING é prejudicial a saúde de crianças e adolescentes. apesar disso varias pessoas parecem ainda não ter se-conscientizado, sobre o quanto é perigoso para a sociedade moderna.

    ResponderExcluir
  19. As pessoas sofrem Bullying por vários motivos, seja por sua cor, sua nacionalidade, sua altura, ou até mesmo sua religião!
    Bullying não é brincadeira, caso isso aconteça, avise rapidamente um adulto ou um responsável por você, não tenha medo, avise mesmo!

    ResponderExcluir
  20. O Bullying é um caso que acontece em vários lugares nas escolas´, no trabalhos,e em todos os cantos,por exemplo,eu,já sofri e já fiz o Bullying.As vezes os agressores,quando acontece alguma coisa na casa deles ou alquém chinga ele e bati,e começa a ficar com raiva,ai ele desconta toda raiva que ele tem em outra pessoa,ai prejudica ele.Então,se acaso houver algum Bullying,é so avisar os pais,ou os responsavél,

    ResponderExcluir